sábado, maio 31, 2008

Exposição e Feira do Livro




O primeiro quadr o é de José Manuel Ciria, o segundo é de António Macedo e os outros dois são de Mário Bismarck)

Na ressaca do champanhe e do vodka (mais terrível ainda porque eram bebidas virtuais e por isso não sabiam a nada) vou tratar é de prosseguir para o terceiro ano (e se chegar lá, não posso é esquecer-me de comemorar com bebidas reais, nem que seja água). Hoje fui ver a nova exposição na Galerida Cordeiros (gostei de quadros de António Macedo - um grupo com roupas árabes, em que duas figuras olham para nós e se vêem reflexos do sol, de José Manuel Ciria, um "splash" abstracto com preto, vermelho e branco e Mário Bismarck, um casal, ele de olhos fechados, ela a pintar com uma sombra colorida). E depois fui finalmente à Feira do Livro...



terça-feira, maio 27, 2008

2º Aniversário

Quase me ia passar despercebido, mas este blog faz hoje dois anos! É absolutamente inacreditável como tenho conseguido ao longo de dois anos manter um blog sobre nada!
Ainda não comecei a comemorar com champanhe e vodka como se impõe, mas queria já deixar aqui um comentário para todos os que por aqui passaram, em silêncio ou comentando (está bem, sobretudo comentando, pelo muito que me têm ensinado e animado :) muito obrigada!

segunda-feira, maio 26, 2008

Chuva

E agora poderá ser o momento para recordarmos músicas com chuva...
It´s raining again...
...
...
...
...
...
ou talvez não.

quarta-feira, maio 21, 2008

Graças à Sol do blog Verão Azul encontrei a minha alma gémea no seu post "Blogolândia" de Friday April 18.

terça-feira, maio 20, 2008

Post em construção


Quarta-feira correndo entre o trabalho e o atelier de escrita consegui ir ver a correr a exposição na Galeria Cordeiros de quadros de Luís Feito. Como a exposição terminava a dia 17, já estavam a preparar a próxima que será uma colectiva. Da corrida pela Galeria guardei na memória círculos amarelos ou vermelhos, penso que salientes na textura da tinta.
Luís Feito é considerado um dos maiores nomes da pintura internacional, e obteve inúmeros prémios a nível mundial, nomeadamente nas bienais de Atenas, Paris e Veneza e ainda o Grande Prémio da ARCO, Madrid/2002. Nasceu em 1929, em Madrid. De acordo com o texto do próprio artista que integra o catálogo, sempre teve um fascínio, "à medida que os ia descobrindo, quantos e quão distintos são os caminhos que conduzem à criação. Criações de forma e aparências tão diferentes que nos levam ao mesmo sentimento face ao grande mistério da arte e da vida". No mesmo catálogo, refere Tomás Paredes, presidente da Associação Madrilena de Críticos de Arte, que as obras que estarão presentes nesta exposição foram concebidas durante "os anos das grandes superfícies cromáticas e generosas esferas; luas e sóis de numerosas cores, numa abstracção germinal dominada pela explosão da cor". Esta fase corresponde ao "trânsito dos carimbos de matéria, das enormes cartas lacradas a uma economia de meios, onde o orientalismo acciona subtilizando e sublimando a imagem, quando a sua obra passa de signo a natureza".
Sábado fui à Galeria do D.N. ver a exposição Souto Moura e Ferreira Alves - Princípio e Fim de um Projecto - Esquissos e desenhos do primeiro com imagens do segundo (desenhos e fotografias interessantes como aquela de uma casa com uma senhora à janela e atrás tem a obra - prédio moderno).
À noite fui ver o filme O Segredo de Um Cuscuz (La Graine et le Mulet). Fiquei com vontade de provar cuscuz... tanto quanto me lembro ainda não experimentei. Penso que é um filme bem conseguido, porque acreditamos nos personagens e entramos nas suas vidas, mas não gostei do fim. Queria um happy ending. O filme é de Abdel Kechiche que também assinou "A Esquiva".

segunda-feira, maio 19, 2008

Para que o anterior post "desça"

E antes que me sinta bloqueada pelas fotografias, resolva transformar este blog em fotblog ou algo assim (o que também seria problemático porque as minhas fotografias como já partilhei com eventuais hipotéticos leitores ficam quase sempre aquém de quaisquer expectativas (mesmo daquelas mesmo muito baixinhas) - e quando assim não acontece será ou por sorte ou por ter sido outra pessoa a tirar a fotografia...) irei escrever sobre o fim-de-semana... (para já estou só a anunciar essa decisão).

terça-feira, maio 13, 2008

Arouca

Na terça-feira da semana passada e hoje tive de ir em trabalho a Arouca. Fica um bocadinho longe, mas das duas vezes houve uma altura em que dei por mim a ver apenas como é bonito o caminho. Todo o verde fez-me pensar em Sintra, mas com a vantagem de parecer esconder lugares inexplorados, que por isso pudessemos tornar nossos. Em Sintra ponho-me a imaginar as histórias que lá terão sido vividas ao longo dos anos. Ali parece que a qualquer altura poderá viver-se uma história nova.













fotografias tiradas do Google

domingo, maio 11, 2008

Próximo TPC para o atelier de escrita

Horror dos horrores parece que é preciso de novo escrever um poema e um poema sobre o fim do mundo que envolva gelo ou fogo, ou os dois ao mesmo tempo. Quererá alguma alma bondosa que por aqui passe, deixar alguma sugestão?
Na última sessão fomos divididos mesmo na sala. Na mesa dos homens foi colocada uma camélia rosa e foi-lhes solicitado que apenas a descrevessem. Nós teríamos de ficcionar que estando na nau da descoberta do Brasil, acabamos de lá chegar. E porque na apresentação do livro a que fui ontem, se falou sobre isso, ressuscito a questão: existirá ou não uma escrita masculina e uma escrita feminina, ou uma poesia masculina e uma poesia feminina ? Eu penso que não. Mesmo que alguns textos nos dêem a ideia que terão sido escritos por um poeta ou por uma poetisa, não me parece que seja um imperativo absoluto, que haja uma sensibilidade feminina e outra masculina, um modo de escrever feminino e outro masculino.

Escrever

Escrevo para tentar fixar certos momentos, pensamentos, recordações, para desabafar, para falar com alguém, para tentar compreender o que sinto, a vida o mundo, para brincar com as palavras, contando histórias e imaginar que crio algo. Acabei o trigésimo quinto diário chato, caderno da Porto Editora, cada um com 127 páginas e passo para os moleskin. Para já a qualidade do papel é semelhante, mas este caderno tem um grande peso, anunciado no recorte cor-de-laranja que o rodeava. Olha-me com um ar meio exigente e trocista. Como ousar escrever o que normalmente escrevo num caderno destes? Não vai ser fácil, mas parece que consigo...
Quando escrevo no blog, sei que em princípio poderá ser lido que escrevo e às vezes surpreendo-me com algumas interpretações. Gosto dos incentivos, gosto ainda mais quando sou compreendida ou ultrapassada nos jogos das ideias. Dos diários sou a única leitora e às vezes nem eu própria releio o que acabo de escrever.

Bem-vindo ao Turno da Noite

Ontem fui ver o filme Bem-vindo ao Turno da Noite (Cashback) de Sean Ellis. Ben Willis, estudante de belas-artes, depois de terminar com a namorada passa a sofrer de insónias e resolve começar a trabalhar no turno da noite do supermercado local. Gostei da realização, dos desenhos-pinturas do personagem, de algumas das ideias, como a de parar o tempo e da música.

sábado, maio 10, 2008

O Sabor do Amor e apresentação de um livro



Sábado passado fui com amigos (entre os quais a Pin Gente :)) ver o filme O Sabor do Amor (My Blueberry Nights) de Wong Kar-wai (o realizados de "Disponível para Amar" e Chungking Express"). Gostei do filme e do gostei de como acaba. Hoje também com a Pin fui à apresentação de um livro, "O Ciclo Menstrual da Noite" de Alice Macedo Campos, na Casa-Museu Abel Salazar. Durante a apresentação fui lendo o livro e fiquei curiosa sobre o blog da autora que a seguir vou tentar descobrir. Depois de chegar a casa, pensei que gostei da poesia cantada por Carlos Andrade de Fernando Pessoa e Maria Mamede, gostei do ambiente e sobretudo ter ido com a Pin tornou o dia especial.

Um prémio :)

Este prémio foi-me dado pela Pin Gente e deixou-me muito feliz. Pelo que significa é o melhor dos prémios :). Deveria pelas regras nomear agora dez amigos, mas vou desviar-me e nomear em 1º a Pin Gente, porque estou a gostar muito de a conhecer e a sua amizade cada vez mais é muito especial para mim :) e a seguir nomear todos os amigos virtuais que desde que arranjei este blog me visitaram e com algum comentário me animaram ou fizeram sorrir.

quarta-feira, maio 07, 2008

Sim...para já, continuo completamente emudecida... (mas a seguir vou tentar responder aos comentários).

quinta-feira, maio 01, 2008

Nova etiqueta - Desabafo

Parece-me que quando quero escrever há certos sítios onde não posso ir, livros nos quais não posso nem pensar, blogues que me devem ficar interditos, porque me influenciam e me emudecem.

"Homem cortado ao meio por uma janela"

A janela era daquelas antigas de guilhotina. Cá em baixo as crianças brincavam sob o sol quente do meio-dia. Os seus risos e gritinhos chegavam meio soltos ao 1º andar da casa, entravam pela janela meio aberta, cruzavam-se com os cheiros do almoço em preparação numa grande panela. A senhora disse para o homem: "vai chamá-los que está quase pronto". Ele seguiu obediente até à janela, postou a cabeça, pescoço e ombros cá para fora e só teve tempo de gritar: "Vinde que o almoço vai par..."quando a sua frase foi cortada pela janela que descaiu. Cortou a frase e cortou o homem ao meio.

2ª aula do 3º atelier de escrita Post em construção com trabalho de campo

E pela primeira vez faltei a um atelier. Horror dos horrores não fui à segunda aula do terceiro atelier. Só espero não estar a iniciar um terrível processo de faltas em cadeia, desperdiçando a oportunidade única de aprender alguma coisa neste domínio. Entretanto e para compensar tal terrível falta, resolvi realizar algum trabalho de campo, junto de colegas não faltosos, para saber como foi a aula a que não fui. Contemplar e descrever objectivamente uma obra de arte. Fechar os olhos, procurar a descontracção para se conseguir ver com os olhos fechados. Pegar na frase que terá estado no início do Surrealismo "um homem cortado ao meio por uma janela" e escrever.

Irónico

Com tantos blogues e sem ter chegado a escrever ainda nada, só me faltava estar a ficar bloqueada...
Para o merecer minimamente, tenho de pelo menos escrever qualquer coisa de jeito primeiro.