quinta-feira, janeiro 12, 2017

Post 5986 - Livros 2017 (8) O Regresso do Soldado de Rebecca West

O Regresso do Soldado de Rebecca West (título original The Return of the Soldier (1918)
Image result for O Regresso do Soldado de Rebecca West

Na contracapa:
"Em plena I Guerra Mundial um soldado regressa da linha da frente, com um trauma que lhe varreu a memória dos últimos quinze anos e encontra as mulheres do seu passado.
Uma delas é Kitty, a sua esposa, fria, elegante e bela.
Outra, a dedicada prima, Jenny, que nunca chega a admitir que está apaixonada por ele. A terceira é Margaret, o seu primeiro amor e que é agora uma mulher maltratada pela vida, de modos quase rudes e corpo pesado.
Lembra-se da prima como amiga de infância, não tem qualquer memória da esposa e está ligado à sua juvenil paixão por Margaret."

Cicely Isabel Fairfield nasceu em Londres em 1892. O seu pseudónimo, Rebecca West, teve origem na peça de Ibsen, Rosmersholm, que terá representado na adolescência. Os seus primeiros artigos surgiram em 1911, na revista The Freewoman.
Rebecca West escreveu romances, críticas, sátiras, biografias e livros de viagens e de história. As suas obras fccionais incluem O Rgresso do Soldado (1918), The Judge (1922), Harriet Hume (1929), The Harsh Voice (1956), The Thinking Reed (1936), The Fountain Overflows (1956), The Birds Fall Down (1966) e Sunflower (1986). Uma viagem à Jugoslávia nos anos 30 inspirou-lhe Black Lamb and Grey Falcon, publicado em 1941. Faleceu em 1983."
Há pelo menos um filme baseado neste filme, com o mesmo titulo, realizado por Alan Bridges.

Pág. 90
"Seguiu-me muito devagar escadas acima e ao longo do corredor, como uma criança a chapinhar à beira-mar; deleitou-se com a fofice da espessa passadeira sob os seus pés, passou o olhar pelos quadros nas paredes, chegando a estender um dedo para tocar num jarrão, como se com tal gesto tornasse mais sua a beleza do objecto. Era visível que o estado de Chris a preocupava tão profundamente como a mim, mas a sua confiança na vida era tal que lhe permitia a serenidade suficiente para apreciar toda a beleza com que se cruzasse durante essa espera." 

Spoiler:
Triste o desencontro no passado entre Chris e Margaret. Kitty será a personagem mais feliz porque mais vazia, a alegrar-se com o "regresso" do soldado, quando é forçado a relembrar os anos que passaram, e Jenny a mais trágica porque ama sem ser correspondida e sabe o que significa aquele regresso.

4 comentários:

  1. Mais um para o meu file :))
    Beijinhos, Gábi

    ResponderEliminar
  2. :) assim vai ficar um file bem grande :)
    um beijinho

    ResponderEliminar
  3. Parece bem interessante de se ler. Não sei se há aqui no Brasil, vou procurar. Achei hilário o nome do seu blog. Bjs

    ResponderEliminar
  4. Penso que deverá haver, sim, fiquei com a ideia que no Brasil publicam muitos mais livros do que por cá. Obrigada pela visita que vou retribuir a seguir
    um beijinho
    Gábi

    ResponderEliminar